PEGA FOGO A POLÍTICA EM IMPERATRIZ! VEJAM O RESULTADO DA PESQUISA DO EMET INSTITUTO!


O EMET INSTITUTO DIVULGA O RESULTADO DA PESQUISA REGISTRADA SOB O Nº MA-01978 EM IMPERATRIZ, VEJA ABAIXO OS RESULTADOS DA PESQUISA ESPONTÂNEA PARA VEREADOR E PREFEITO E DA PESQUISA ESTIMULADA PARA PREFEITO.

OS DADOS PODEM SER CONFIRMADOS NO SITE DO EMET INSTITUTO - https://www.emetinstituto.com e seu registro pode ser consultado diretamente no site do TSE http://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/registro-de-empresas-e-entidades-de-pesquisas-e-cadastro-de-pesquisas.

O EMET INSTITUTO REALIZOU A PESQUISA ENTRE OS DIAS 05 A 07 DE AGOSTO NA CIDADE DE IMPERATRIZ.

Metodologia: Seguiu o método de observação direta extensiva, com o objetivo de diagnóstico quantitativo e qualitativo. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município.

Amostragem: O método de seleção da amostra foi o de amostragem aleatória estratificada, com repartição proporcional que consiste em identificar os subgrupos significativos (Sexo, Idade, Grau de Instrução), calculando o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e por fim selecionando uma amostra dentro de cada um desses grupos. Foram realizadas 1105 entrevistas, com alocação proporcional de 94,6% na zona urbana representando 1045 entrevistas e de 5,4% (60 entrevistas) na zona rural.

O perfil do eleitor foi determinado pelas seguintes variáveis:

  • Sexo: Masculino e feminino.
  • Faixa Etária: grupos de idade de 16-24, 25-34, 35-44, 45-59, 60 ou mais.
  • Escolaridade: Analfabeto ao Fundamental Incompleto, Fundamental completo ao Médio incompleto, Médio completo ao Superior Incompleto e Superior Completo a pós graduação.
  • Estado Civil: Solteiro, Casado, União estável, Viúvo, Divorciado.
  • Ocupação: Autônomo, Desempregado, Dona de casa, Aposentado/Pensionista, Servidor público, Estudante, Empregado do comércio, Sindicalista, Empresário, Empregado da construção civil, Profissionais de saúde e outros.
  • Renda: Até 1 salário, 1 a 3 salários, 4 a 10 salários e mais de 10 salários.

Fonte para elaboração da amostra: cadastro eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e Censo Demográfico e Contagem da População do IBGE.

Margem de erro: o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.9 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Coleta de dados: entrevistas pessoais com questionário elaborado de acordo com as finalidades da pesquisa. Foram feitas por uma equipe contratada e totalmente treinada pelo EMET.

Observação: as perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de múltiplas escolhas.

NA PESQUISA ESPONTÂNEA O ATUAL PREFEITO ASSIS RAMOS APARECE EM EMPATE TÉCNICO COM SEBASTIÃO MADEIRA E ILDON MARQUES COM 12,8%, MADEIRA COM 9,9% E ILDON MARQUES COM 8,7%.

O DEPUTADO COMUNISTA MARCO AURÉLIO COM 6,4% VEM EMPATADO TECNICAMENTE COM RODRIGO BRASMAR COM 1,6%, PASTOR DANIEL E DRA. GRAÇA COM 1%, PASTOR LAÉRCIO, DANIEL FIIN E RILDO AMARAL COM 0,7% E ZÉ CARLOS COM 0,6%. O INSTITUTO NÃO DIVULGOU OS NOMES DE CANDIDATOS QUE TIVERAM MENOS DE 0,5%. VOTOS NULOS E BRANCOS SOMARAM 1,9%, E O NÚMERO DE PESSOAS QUE DISSERAM NÃO SABER OU ESTAREM INDECISAS É DE 53,5%.

JÁ NA PESQUISA ESTIMULADA AONDE SÃO LIDOS OS NOMES DE POSSÍVEIS CANDIDATOS ILDON MARQUES VEM LIDERANDO COM 17,83% SEGUIDO POR ASSIS RAMOS COM 17,47%, NULOS/BRANCOS COM 13,76%, MARCO AURÉLIO PONTUOU 13,48% E MADEIRA 12,67%. NESTE CENÁRIO ILDON MARQUES, ASSIS RAMOS, MADEIRA E MARCO AURÉLIO ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS CONSIDERANDO A MARGEM DE ERRO DA PESQUISA QUE É DE APENAS 2,9%.

O NÚMERO DE INDECISOS DIMINUI EM RELAÇÃO A ESPONTÂNEA PARA 11,40%, OUTRAS MUDANÇAS OCORREM NA PARTE DEBAIXO DA PESQUISA AONDE O MÉDICO DANIEL FIIN VEM COM 4,43%, PASTOR LAÉRCIO COM 3,17%, RODRIGO BRAMAS COM 3,08%, DRA. GRAÇA COM 1,54% E ZÉ CARLOS COM 1,18% TODOS TECNICAMENTE EMPATADOS NO 5º LUGAR.

PERGUNTAMOS AO DIRETOR DO INSTITUTO SOBRE A AUSÊNCIA DOS NOMES DE PRÉ-CANDIDATOS COMO PASTOR DANIEL E MARIANA DO CAVALO DE AÇO E OUTRAS QUESTÕES, VEJA ABAIXO A RESPOSTA DA EMPRESA:


PORQUE NA PESQUISA ESTIMULADA NÃO APARECE O NOME DE PASTOR DANIEL E MARIANA DO CAVALO DE AÇO QUE SE DECLARARAM PRÉ-CANDIDATOS?

NOSSA PESQUISA TEVE COMO BASE O RESULTADO DE PESQUISAS ANTERIORES QUEM NÃO PONTUOU EM PESQUISAS ANTERIORES PELO MENOS 1% NÃO COLOCAMOS NA PESQUISA ESTIMULADA, ATÉ PORQUE HOJE TODOS SÃO PRÉ-CANDIDATOS, OFICIALMENTE NENHUM DELES É CANDIDATO, ENTÃO A EMPRESA É LIVRE PARA ESTABELECER CRITÉRIOS A SUA ESCOLHA.

PERGUNTAMOS AO ANALISTA POLÍTICO FERNANDO BASTOS O QUE ELE ACHA SOBRE O EMPATE TÉCNICO DOS 4 CANDIDATOS E PEDIMOS QUE COMENTASSE O RESULTADO DE FORMA GERAL, VEJA A RESPOSTA:

O EMPATE TÉCNICO ENTRE OS 4 MAIS FALADOS NÃO ME SURPREENDE, NA MINHA OPINIÃO A CONFIRMAÇÃO DA CONDENAÇÃO DE ILDON MARQUES O PREJUDICOU MUITO, O CRESCIMENTO DE MADEIRA ERA ESPERADO GRAÇAS AS AÇÕES DE ROBERTO ROCHA NOS ÚLTIMOS MESES E QUEM PARECE TAMBÉM TER PEGADO UMA CARONA NESSAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA É O ATUAL PREFEITO ASSIS RAMOS, A QUEDA DE MARCO AURÉLIO EU TAMBÉM PREVI,  AFINAL ELE NUNCA FOI UMA UNANIMIDADE DENTRE OS COMUNISTAS E O GOVERNADOR NÃO PASSA POR UM BOM MOMENTO EM IMPERATRIZ.

MAS EU CHAMO ATENÇÃO PARA PARTE DEBAIXO DA TABELA QUE INDICA CRESCIMENTO DAQUELES QUE SE COLOCAM COMO A RENOVAÇÃO POLÍTICA DE IMPERATRIZ, VEJO UMA CERTA ESTAGNAÇÃO DOS NOMES TRADICIONAIS E ATÉ UMA DECADÊNCIA DOS NOMES LIGADOS AO GOVERNO, ISSO REAFIRMA A MINHA POSIÇÃO DE QUE A POPULAÇÃO BUSCA UM NOVO NOME, ALGUÉM DE MORAL ILIBADA E QUE SEJA CAPAZ DE ADMINISTRAR UMA CIDADE COMPLEXA COMO IMPERATRIZ.

ENTÃO NA SUA OPINIÃO A ELEIÇÃO NÃO ESTÁ DEFINIDA AO REDOR DOS 4 PRIMEIROS COLOCADOS?

DE JEITO NENHUM! QUEM NA MINHA OPINIÃO ERA O ÚNICO COM CHANCES REAIS ERA O ILDON MARQUES, MAS COM A CONFIRMAÇÃO DE SUA CONDENAÇÃO E A FALTA DE UM GRUPO COM "DENSIDADE POLÍTICA" ELE VEM PERDENDO APOIO JUNTO A POPULAÇÃO, ISSO SÓ SE REVERTERIA COM UMA DECISÃO A SEU FAVOR.

MAS PESSOALMENTE ACREDITO QUE UM OU DOIS NOMES DESSA SAFRA DE RENOVAÇÃO POLÍTICA DE IMPERATRIZ, DEVEM ESTAR ENTRE OS 4 PRIMEIROS ASSIM QUE A PROPAGANDA POLÍTICA COMEÇAR. VEJO A POPULAÇÃO CANSADA DOS POLÍTICOS DOS GRUPOS TRADICIONAIS. O QUE POSSO AFIRMAR É QUE TEREMOS UMA POLÍTICA QUENTE E DISPUTADA EM IMPERATRIZ ATÉ O FINAL!