PESQUISA DO EMET INSTITUTO CONFIRMA ELEIÇÕES EM 2 TURNOS


EMET Instituto divulga nova pesquisa de opinião em São Luís, na nova pesquisa Eduardo Braide mantém cenário de queda e rejeição em alta, resta saber se essa rejeição em alta tem haver com a traição de Roberto Rocha ao candidato Welligton do Curso, que teve sua candidatura ABORTADA pelo diretório municipal do PSDB mesmo estando em 2º lugar nas pesquisas.

Roberto Rocha nega a traição e alega que trata-se de uma estratégia da Nacional do Partido, Welligtom emocionado contou ao blog, que foi pego de surpresa e se sente traído, enganado por Roberto Rocha e diz que ingressará na justiça.

O que todos percebemos é que o princípio democrático da escolha pelo voto não foi dado nem a Welligtom do Curso e nem aos filiados ao PSDB de São Luís, já que a decisão unilateral foi tomada pelos CACIQUES TUCANOS.

Muitos acham que Roberto Rocha deu um tiro no pé, com essa estratégia já que a notícia vem repercutindo muito mal na sociedade que queria ver Welligtom candidato, diante da queda de 2% de Eduardo Braide e sua rejeição aumentada, podemos suspeitar que seja o efeito "Welligtom".

A pesquisa do EMET Instituto foi realizada entre os dias 26 a 30 de Agosto e está registrada junto ao TSE sob o nº MA-04715 ,veja abaixo mais detalhes e os principais resultados:

Metodologia de pesquisa:

Metodologia de pesquisa: A população pesquisada é definida como pessoas maiores de 16 anos, eleitoras e residentes no Município de SÃO LUIS. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município. O método de seleção da amostra foi o de amostragem aleatória estratificada, com repartição proporcional que consiste em identificar os subgrupos significativos (Sexo, Idade, Grau de Instrução), calculando o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e por fim selecionando uma amostra dentro de cada um desses grupos.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: 

A amostra será de tamanho igual a 1065, ou seja, serão entrevistados 1065 eleitores com as características determinadas a seguir. A estratificação da amostra foi feita baseada em dados do Tribunal Superior Eleitoral em relação às seguintes variáveis: Sexo, sendo 45,3% do eleitorado do sexo masculino e 54,6% do sexo feminino; Faixa Etária, distribuída de 16-24 anos=15,5%, 25-34 anos=24,3%, 35-44 anos=22,8%, 45-59 anos=23,6% e 60 anos e mais= 13,8%; Grau de Instrução: Analfabeto ao Ensino Fundamental Incompleto =16,8%, Ensino Fundamental Completo ao Ensino Médio Incompleto=20,3%, Ensino Médio Completo ao Superior Incompleto=49,8% e Superior Completo=13,2%. Foram utilizados dados do IBGE para proporcionalização de 94,5% das entrevistas na Zona Urbana e 5,5% na rural. Em relação ao nível econômico, não há dados disponíveis dos eleitores no TSE. A margem de erro desta pesquisa é de 3 pontos percentuais; o que representa que as respostas podem variar em no máximo 3 p.p. para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: As entrevistas são realizadas por uma equipe devidamente treinada e capacitada pelo Instituto EMET, os formulários são preenchidos de eletrônica, via dispositivos móveis, através do aplicativo EMET, especialmente desenvolvido para esse fim, para armazenar as entrevistas residenciais de porta em porta. O App tem um sistema de verificação interna capaz de proporcionalizar a amostra e garantir o cumprimento do plano amostral pré-definido. Após a aplicação dos questionários a verificação de consistência é realizada pela Estatística contratada pela empresa para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.



Outro possível efeito da decisão do diretório municipal do PSDB, foi o crescimento de Duarte Jr e a queda de 2% de Welligtom do Curso na pesquisa estimulada, conforme vemos abaixo: