Vanderly é favorito a vencer disputa em Amarante do Maranhão! Sua vantagem é de 15 pontos percentuais quase.


Em Amarante do Maranhão, foi realizada pesquisa de opinião para descobrir a preferência do eleitorado para prefeito.

A pesquisa foi realizada pelo maior instituto de pesquisa do Norte/Nordeste o EMET Instituto que atua em 6 Estados do Brasil, foi realizada entre os dias 21/09 a 23/09/2020 e está registrada sob o nº MA-03427/2020 no TSE.

A pesquisa registrada é a 1ª pesquisa com valor jurídico em Amarante e por isso pode ser divulgada, ao contrário de outras pesquisas falsas que vinham sendo divulgadas por meio de grupos de whatsapp, o que é crime.

A pesquisa demonstra ampla vantagem para o candidato Vanderly em todos os cenários. 

Na Estimulada Vanderly tem grande vantagem sobre Adriana 50,29% contra meros 35,96%, já Dra. Roselis obteve apenas 1,58%. 

Na espontânea Vanderly permanece em grande vantagem com 46,56% contra 33,67% de Adriana e Dra. Roselis permanece com 1,58% seguida de  outros nomes com menos de 1%.

A grande vantagem de Vanderly do Comércio se consolida com a baixa rejeição, a menor dentre os 3 candidatos. Dra. Roselis e Adriana aparecem como as mais rejeitadas pela população com 34,24% e 26,65% respectativamente, já Vanderly tem apenas 14,33%.

Vanderly do Comércio, é novato na política, comerciante e pecuarista de sucesso, o sertanejo surgiu como uma opção de mudança para a população de Amarante, já que Adriana é ex-prefeita e esposa de Gildásio que também já foi prefeito e pelo fato de ser ficha suja não pode disputar as eleições, Adriana é aliada da autal prefeita Joice que possui uma das maiores rejeições do Estado, a união dos grupos políticos de Gildásio e Marconi se deu numa tentativa de vencer a crescente ascenção de Vanderly, o que teve resultado oposto do esperado. A população não viu com bons olhos a união dos grupos políticos e aderiu a campanha de Vanderly de uma vez que realizou a maior convenção da história de Amarante, sendo carregado até em casa pela população, a multidão parou as ruas de Amarante. Já Dra. Roselis além de um resultado inexpressivo e acumula a maior rejeição junto a população, tenta se viabilizar como o "NOVO" mesmo tendo participado de administrações anteriores.

O plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: A amostra será de tamanho igual a 650, ou seja, serão entrevistados 650 eleitores com as características determinadas a seguir. A estratificação da amostra foi feita baseada em dados do Tribunal Superior Eleitoral em relação às seguintes variáveis: Sexo, sendo 49,5% do eleitorado do sexo feminino e 50,5% do sexo masculino; Faixa Etária, distribuída de 16-24 anos=19,9%, 25-34 anos=23,1%, 35-44 anos=20,0%, 45-59 anos=19,2% e 60 anos e mais= 17,8%; Grau de Instrução: Analfabeto ao Ensino Fundamental Incompleto =60,9%, Ensino Fundamental Completo ao Ensino Médio Incompleto=17,8%, Ensino Médio Completo ao Superior Incompleto=17,1% e Superior Completo=4,2%. 

Foram utilizados dados do IBGE para proporcionalização de 40,5% das entrevistas na Zona Urbana e 59,5% na rural. Em relação ao nível econômico, não há dados disponíveis dos eleitores no TSE. A margem de erro desta pesquisa é de 3.5 pontos percentuais; o que representa que as respostas podem variar em no máximo 3.5 p.p. para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%, obedece todos os critérios técnicos e jurídicos,